Pompoarismo: Saúde Íntima e Prazer
A origem da técnica do pompoarismo é milenar e remonta para um antigo povo Celta, no qual as Sacerdotisas realizavam contrações pélvicas ao som dos tambores durante o ritual de amor e de fertilidade. Estas contrações pélvicas tornavam os partos mais rápidos, menos dolorosos e, ao mesmo tempo, faziam com que os homens fossem conquistados com as habilidades que estas mulheres tinham na sua musculatura vaginal.
No Sul da Índia, a técnica surgiu com o Tantra e foi difundida pelo Oriente. O pompoarismo foi aperfeiçoado no Japão pelas Geishas que usavam colares de contas para aprimorar a técnica, e na Tailândia ficou tão popular que tornou-se atração turística.
No Ocidente, esses exercícios foram difundidos na década de 40, quando o ginecologista americano Arnold Kegel, desenvolveu os exercícios de Kegel como tratamento não cirúrgico da incontinência urinária e outros problemas relacionados com a fraqueza dos músculos pélvicos. Atualmente, os exercícios de Kegel são uma das inúmeras ferramentas utilizadas pelos Fisioterapeutas Pélvicos para trabalhar a musculatura pélvica.
Em que consiste a técnica de Pompoar
O Pompoarismo consiste na prática de exercícios específicos para contrair e relaxar os músculos pélvicos (íntimos) promovendo, deste modo, a tomada de consciência e de controle da sua região pélvica.
É importante compreender que os músculos pélvicos são responsáveis pelas funções de: micção, defecação, sexual/prazer, parto, postura e sustentação dos órgãos pélvicos.
Fig.1 - Localização Músculos Pélvicos
Esta prática tem inúmeros benefícios, sendo alguns deles os seguintes:
• Autoconhecimento e consciência corporal;
• Melhoria da força dos músculos pélvicos;
• Melhoria da lubrificação;
• Redução das cólicas menstruais;
• Aumento do desejo sexual;
• Melhoria da qualidade e quantidade dos orgasmos;
• Aumento do prazer sexual do casal;
• Auxilia na preparação para o parto;
• Facilita a recuperação pós-parto;
• Previne o prolapso dos órgãos pélvicos.
Durante a prática de pompoar, podem ser adicionados acessórios de forma a potenciar os resultados como as Bolas e cones vaginais e o Personal.
O pompoarismo deve ser praticado sob orientação de um profissional especializado, pois treinar sozinha, mesmo com os acessórios apropriados, pode causar alguma disfunção.
Os homens também podem praticar pompoarismo, exercitando a musculatura pélvica sem os acessórios e, acredite, também terão inúmeros benefícios ao nível da saúde e da sexualidade.
Cuidados a ter antes de iniciar o Pompoarismo
Existem algumas situações nas quais a prática de pompoar é contra-indicada:
• gestação, no 1º trimestre de gestação e mesmo após o 1º trimestre, a mulher deve ter o consentimento do médico obstetra;
• infeção na região genital.
Recomendo que antes de efetuar qualquer exercício para a musculatura pélvica, realize uma avaliação específica com um Fisioterapeuta Pélvico no sentido de perceber como está a função dessa região e quais deverão ser os exercícios mais indicados para si, pois nem todas as pessoas necessitam de aumentar a força dos músculos pélvicos.
Tal como o coração tem que contrair para enviar o sangue para todas as partes do corpo e relaxar para receber o sangue que vem dessas partes, o mesmo acontece com os músculos pélvicos saudáveis. É necessário saber contrair e relaxar a musculatura pélvica de forma eficaz.
Cuide de si, da sua Saúde Pélvica e do seu Prazer!
Claúdia Costa
Fisioterapeuta Pélvica
Email: info@fisioterapiaintegrativa.pt
Site: www.fisioterapiaintegrativa.pt
Fig 1 - autor desconhecido fonte: https://assoalhopelvico.blogspot.com/2017/09/disfuncao-assoalho-pelvico-sintomas-tratamento.html