PORTES GRÁTIS: acima de 40€ em compras* | ENVIOS EM ATÉ 48 HORAS, período BLACK FRIDAY em até 4 dias úteis.*

Gravidez e Sexo

Escrito em 9 de Setembro de 2021

Gravidez e Sexo

No dia da grávida, nada como agitar aqui um pouco as águas dos tabus!

Este tema é ainda mais tabu que os outros todos relacionados com sexo e sexualidade. Envolvemos as questões do sexo e sexualidade durante gravidez em silêncios, perpetuamos as dúvidas e os receios, que insistem em manter-se porque “parece mal” falar sobre este assunto.

Se está grávida, existe uma forte probabilidade de já ter tido relações! Portanto, se há questões sobre este tema, vamos lá procurar quem as esclareça!

Tudo muda quando se engravida e o sexo não é exceção. Só não tem é que acabar, se não quiser(em)!

Parece um lugar-comum, mas por trás de pais felizes devem estar adultos felizes. O sexo faz parte dessa felicidade.

Existem imensos mitos em volta do tema sexo durante a gravidez, algumas vou tentar esclarecer aqui para que não andem uma catrefada de meses “na secura”, outras, que não serão de todo da minha competência recomendo que procurem a quem de direito para vos esclarecer.

 

 

Será que o bebé ouve? Sente? Magoa-se?

O bebé pode ouvir os sons e os movimentos do seu dia-a-dia, quer externos quer do seu próprio corpo, mas sente tudo, nem ouve ou sente como nós, pessoas cá fora. Além de não ter os sentidos desenvolvidos como nós, está envolvido pela bolsa amniótica, e isso previne-o, de ver ou sentir, o que seja durante a penetração. Além da bolsa, o rolhão mucoso (um tampão fisiológico que tem também função protetora, forma uma barreira física), localizado no colo do útero, mantém o ambiente estéril em torno do bebé, assim, a ejaculação não poderá chegar lá. Portanto, aquele receio dos papás, altamente cómico, que os assombra, de acertarem com o pénis na testa do bebé não tem fundamento.

 

Pânico! Ele mexe-se enquanto estamos a ter relações!!!

É possível que sinta o seu bebé mexer-se, porém não será pelo sexo em si, muito menos por indignação, e sim pelo aumento da frequência cardíaca materna, o que é perfeitamente normal. Se quiser (mais um) ponto extra a favor, deixe-me dizer-lhe que ao atingir o orgasmo, o fluxo sanguíneo aumenta, logo o aporte nutritivo e de oxigénio ao bebé aumentam também. No orgasmo a barriga poderá endurecer, uma vez que o orgasmo pode provocar contrações, são leves, circunscritas no tempo e normais, por isso não justificam preocupações.

 

 

Aumento da vontade de ter relações, por parte da grávida

Sim, sim, aumento!

Durante a gravidez há algumas hormonas que são mais produzidas (estrogénios e progesterona) e há o aumento do aporte sanguíneo aos órgãos genitais e seios. Posso dizer-vos que algumas mulheres experienciam o seu primeiro orgasmo ou múltiplos orgasmos durante a gravidez. Isto pode ocorrer pelo aumento do volume circulatório ou porque improvisam, experimentando coisas e posições novas, na tentativa de utilizar técnicas diferentes para ter relações e com isso uma maior estimulação.

Para quem gosta de sexo oral, as secreções vaginais também modificam no cheiro e sabor e aumentam de fluxo.

Então, é normal que o apetite sexual aumente, logo, não estranhe se se sentir excitada mais vezes do que antes, se o companheiro tiver vontade também – não havendo nenhuma contraindicação clínica – não há qualquer risco para o vosso bebé. Aproveite!

  

Quando o contrário acontece!

Pode até sentir-se a tesão em pessoa nuns momentos e noutros, um bloco de gelo. O truque é chegar a um consenso com o seu parceiro. Pois, se não houver vontade, não tem que haver sexo. A penetração não é a única forma de sexo. Mas se nada disso apetecer, pode aproveitar esses momentos para experimentar ou dedicar-se ao sexo oral, outras formas de sexo, ou o que acharem melhor. Perante contextos novos, apesar das dificuldades, surgem também oportunidades e aqui podem descobrir-se novas zonas erógenas, novas formas de prazer. É uma questão de comunicação e meio-termo. Pode apenas querer aninhar-se com a sua cara-metade e isso deve ser respeitado.

 

  

Se o/a companheiro/a não entende?

Pode não ser fácil para o/a parceiro/a, especialmente antes de haver sinais físicos evidentes de gravidez, perceber o quanto a sua perspetiva sobre sexo pode alterar-se. Se não há vontade – de nenhuma das partes - para sexo, pode sempre tentar passar tempo de qualidade a dois, a relaxar no sofá, a passear, a conversar, a tomar um bom banho juntos, qualquer programa que satisfaça os dois.

Agora, principalmente se é Mãe de primeira viagem, com a chegada do bebé haverá menos tempo para namorar, por isso, há que aproveitar até lá.

Se não sabem o que vai na cabeça um do outro, não se ponham a adivinhar, conversem. Sexo é um assunto importante e deve ser tão conversado como os outros.

 

A perspetiva do/a parceiro/a também muda

Não é apenas a sua vontade que se altera. Também no outro elemento da parceria ocorrem mudanças. O fato de a parceria a ver como mãe, pode fazer com que a veja não tanto como um ser sexual e mais como “a mãe”. Poderá ficar alarmado com as alterações do seu corpo e recear magoá-la ou provocar algum tipo de stress ao vosso filho. O importante é manter a comunicação. Devem manter-se claros os medos, as dúvidas, as vontades para que juntos cheguem a meio do caminho.

A gravidez, particularmente as últimas semanas (em se nota que a mulher está grávida), pode ser uma boa oportunidade para conversarem sobre as lides sexuais após o nascimento. Esclarecer fatos pode evitar preocupações desnecessárias.

Nada como uma consulta de fisioterapia pélvica após o parto para esclarecer as suas preocupações. E nisso eu posso ajudar. :) 

 

 

Gosta de vibrador e brinquedos? Use!

Sim ao vibrador bem como a todos os acessórios sexuais (de qualidade), desde que não haja recomendação clínica para evitar e siga as instruções de bom uso.

E para isso, temos a linda Hi Pleasure, da querida Priscila, com brinquedos incríveis.

  

Keypoints

- Todo sexo é seguro na gravidez

- É normal as vontades – de ambos – oscilarem

- Pode usar brinquedos

- Se notar algo diferente e/ou estiver com dúvidas, contacte um/a profissional de saúde adequado/a para ajudar - entre os quais um/a fisioterapeuta pélvico/a.


Obrigada por me terem lido!

Soraia

 

 

 

Soraia Pires
Fisioterapeuta Pélvica | Owner do Espaço de Saúde

Email: soraiapires@espacodesaude.pt
Instagram: @soraia.pires | @espacodesaude.pt
Site: www.espacodesaude.pt

 

Sugestões Hi Pleasure de produtos para grávidas e recém mamãs:

Bullet Lovely Honey - prazer, relaxamento muscular e massagem perineal.

Sugadores - Estimulação do clitóris, orgasmo(s) rápido(s) e intenso(s).

Lubrificante BioGlide - À base de água, medicinal, natural, vegano e hipoalergénico.

 

Conheça todos os produtos da Hi Pleasure para despertar a sensualidade e descubrir todo o seu corpo como fonte de prazer.


Hi Pleasure Boutique Íntima - Página destinada a maiores de 18 anos.

O conteúdo deste site destina-se em exclusivo a público adulto. Como tal, está interdito a menores de 18 anos.

Sim, tenho mais de 18 anos Sair